
“Eles são típicos cidadãos alcantarenses. Representam tradição, história, cultura e raça, mantidas por uma população, por seu povo, por uma cidade chamada Alcântara que ‘parou no tempo para não morrer’ e sobreviveu. Com dignidade.”
Eliane Lily Vieira

A ideia do projeto Memória Viva surgiu em 2018 ao percebermos que algumas personalidades de grande significado para a cultura alcantarense estavam falecendo. Em anos anteriores tivemos perdas relevantes na cidade, como o Sr. Raul Soares, pessoa voltada e dedicada em manter viva as tradições remotas da Festa do Divino e São Benedito, o Sr. Heidimar Guimarães, guardião da memória de Alcântara e antigo morador do sobrado que abriga o MCHA, o Sr. Moacir Brito, coordenador da Festa do Divino e Sr. Liene Pinheiro, responsável por todo ritual do mastro do Divino e organizador do Festejo de São Benedito.
O objetivo é realizar o registro audiovisual de moradores, artistas, famílias e representantes da identidade local com fins de documentação e pesquisa, possibilitando a preservação de conhecimentos sobre aspectos históricos e culturais do município e valorizando as narrativas das pessoas guardiãs do memória.
Em tempos de super exposição midiática, disputas territoriais e mudanças imprevisíveis, a fotografia tenta manter intacta a aura encantada da cidade ainda invisível, difícil de chegar, ilhada pela maré. Cheia de casarios imponentes e festas magníficas, os moradores que permaneceram criaram uma vida repleta de ritual e significado ao mesmo tempo prosaica e profunda.
Os fotógrafos e fotógrafas que expõem suas obras são alcantarenses ou pessoas com forte relação afetiva com a cidade e seu entorno. Eles próprios, representantes da diversidade dos moradores do lugar, dividem seus olhares e seus cuidados com nosso patrimônio mais valioso: as/os alcantarenses.
*Memória de Velhos. Depoimentos: Uma contribuição à memória oral da cultura popular maranhense. São Luís: LITOGRAPH, 1997. V.3.
Moradores representados nas fotos
Clique nos nomes para ver as fotografias
Ana Benedita Ferreira (Anica)
Benedito Marinho Freire
Crescencio
Eleodora Martis Souza Oliveira
Erenilce
Helena Rita Nunes
Indico
Joana Brito Morais
João de Deus Pinho (Prea)
Jolena Lúcia Diniz
José Maria Pinheiro
Liene Pinheiro
Malalael Moraes
Maria das Graças Oliveira Lacerda
Maria de Liene
Maria do Livramento Leite Ferreira
Maria Joana Sousa
Marinilde Furtado Pereira
Neide Beckman
Nerivaldo Pinheiro Severo Bispo Ribeiro
Raimundo Henrique Pereira
Rosa Maria Soares Freire
Simão Rodrigues Alves
Terezinha Fonseca Lobato
Luisa Santos Ribeiro
Mária da Glória
Maria de Fátima Costa Lopes
Maria de Lourdes Sousa
Maria Gorete de Jesus
Maria Ribamar Mendes
Marlene Pinheiro Santos Silva
Neide de Jesus
Roberto Sampaio Uchôa Cavalcante
Severo Bispo Ribeiro
Tereza Benância
Toto
José Ribamar Santos Linhares
Joralda
João Pedro
Joana Dárc Santos Ribeiro Pinheiro
Irene de Jesus
Heloisa de Jesus
Heidimar Guimarães
Enilde Marques Amorim
Doralice
Claudinete França Ribeiro
Antônio de Coló
Evangelista
João Marinho
Marlene Silva (Malá)
William Pinheiro Santos
Zébedelho
Moacyr Brito
Créditos da Exposição
Fotógrafos:
Charlles Eduardo, Jacira dos Santos Pereira Costa, José Aristeu Pinheiro Lindoso, Luiza Kéroli Martins Lindoso, Rodrigo Scanavino Costa, Léo Duarte.
Agradecimentos especiais aos retratados e suas famílias.
*As pessoas retratadas cederam os direitos de imagem para a relização da exposição.