Exposição Temporária

“Eles são típicos cidadãos alcantarenses. Representam tradição, história, cultura e raça, mantidas por uma população, por seu povo, por uma cidade chamada Alcântara que ‘parou no tempo para não morrer’ e sobreviveu. Com dignidade.”

 Eliane Lily Vieira
Caixeira Marlene Silva. Foto Charlles Eduardo

A ideia do projeto Memória Viva surgiu em 2018 ao percebermos que algumas personalidades de grande significado para a cultura alcantarense estavam falecendo. Em anos anteriores tivemos perdas relevantes na cidade, como o Sr. Raul Soares, pessoa voltada e dedicada em manter viva as tradições remotas da Festa do Divino e São Benedito, o Sr. Heidimar Guimarães, guardião da memória de Alcântara e antigo morador do sobrado que abriga o MCHA, o Sr. Moacir Brito, coordenador da Festa do Divino e Sr. Liene Pinheiro, responsável por todo ritual do mastro do Divino e organizador do Festejo de São Benedito.

O objetivo é realizar o registro audiovisual de moradores, artistas, famílias e representantes da identidade local com fins de documentação e pesquisa, possibilitando a preservação de conhecimentos sobre aspectos históricos e culturais do município e valorizando as narrativas das pessoas guardiãs do memória.

Em tempos de super exposição midiática, disputas territoriais e mudanças imprevisíveis, a fotografia tenta manter intacta a aura encantada da cidade ainda invisível, difícil de chegar, ilhada pela maré. Cheia de casarios imponentes e festas magníficas, os moradores que permaneceram criaram uma vida repleta de ritual e significado ao mesmo tempo prosaica e profunda.

Os fotógrafos e fotógrafas que expõem suas obras são alcantarenses ou pessoas com forte relação afetiva com a cidade e seu entorno. Eles próprios, representantes da diversidade dos moradores do lugar, dividem seus olhares e seus cuidados com nosso patrimônio mais valioso: as/os alcantarenses.

*Memória de Velhos. Depoimentos: Uma contribuição à memória oral da cultura popular maranhense. São Luís: LITOGRAPH, 1997. V.3.

Moradores representados nas fotos

Clique nos nomes para ver as fotografias

Créditos da Exposição

Fotógrafos:

Charlles Eduardo, Jacira dos Santos Pereira Costa, José Aristeu Pinheiro Lindoso, Luiza Kéroli Martins Lindoso, Rodrigo Scanavino Costa, Léo Duarte.

Agradecimentos especiais aos retratados e suas famílias.

*As pessoas retratadas cederam os direitos de imagem para a relização da exposição.